O que é bioplastia?

A bioplastia é uma técnica usada em procedimentos estéticos e reparadores para criação e reposição de volume facial e corporal, incluindo aumento de glúteos, lábios e redução de rugas e cicatrizes. Similar a cirurgia plástica, porém, sem cortes, o procedimento é realizado no próprio consultório com anestesia local e curto tempo de recuperação.

A técnica consiste na utilização de microcânula, uma agulha flexível e sem ponta, para aplicação de implantes líquidos de forma minimamente invasiva através de uma pequena abertura feita na pele com agulha comum. O uso da microcânula permite uma melhor distribuição da substância preenchedora e reduz o número de hematomas ao evitar o rompimento de nervos e vasos e o risco de contaminação da circulação sanguínea.

Outra característica da bioplastia é o uso de substâncias biologicamente compatíveis, ou seja, com risco reduzido de causar alergia ou rejeição. Todas as marcas utilizadas em nossa Clínica de Bioplastia em Porto Alegre têm seus produtos certificados pela Anvisa, sendo os procedimentos realizados exclusivamente por médicos e segundo as normas ISO 9001:2008.

A consulta presencial é obrigatória para avaliação física e do histórico clínico do paciente. O médico irá avaliar as possibilidades de tratamento e notificar sobre as possibilidades e limitações de cada técnica. Se recomendada a bioplastia pode ser realizada no mesmo dia. Tratamentos complementares também podem ser indicados pelo profissional médico.

O tratamento de rugas com toxina botulínica pode ser substituído em alguns casos por preenchimento com bioplastia. Dependendo da quantidade, extensão e profundidade das linhas, o médico pode sugerir a aplicação de ácido hialurônico para um aspecto mais natural.

Qual a principal característica do preenchimento com bioplastia?

A bioplastia surgiu como uma alternativa à cirurgia plástica ainda nos anos 90. Com o objetivo de ser menos agressiva ao paciente, ou seja, sem cortes, suturas ou cicatrizes, a bioplastia oferece possibilidades semelhantes as outras cirurgias com fins estéticos, mas de forma mais prática e menos invasiva. Os grande diferenciais da bioplastia que são, essencialmente: menor tempo, seja no procedimento ou na recuperação; tecnologia, implantes líquidos e biocompatíveis; e o fato de ser minimamente invasiva, a utilização de microcânulas torna o procedimento menos agressivo.

Quais o produtos utilizados na bioplastia?

O polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA, é o principal preenchedor utilizado na bioplastia. Microesferas de polimetilmetacrilato embarcadas em coloide de carboxi-metilcelulose preenchem regiões faciais ou corporais seja para aumentar glúteos e lábios, definir o contorno das maçãs do rosto, nariz, queixo, linha da mandíbula, entre outros. Ao entrar no organismo o PMMA começa a ser envolvido por um novo tecido rico em colágeno, permanecendo inerte. Por ser biocompatível a substância também reduz as chances de alergia e rejeição, assim como o ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático, também são usadas na bioplastia.

O ácido hialurônico é um composto natural presente em diversas áreas do corpo humano, principalmente na pele. As diminuições no nível desse componente contribuem para o surgimento de rugas e flacidez. Sua utilização como preenchedor repõe volume e estimula a produção de colágeno. Reconhecido como parte integrante do organismo ele é biocompatível e absorvível em um ano, sendo possível a realização de retoques para manutenção da aparência.

Utilizada especialmente para dar firmeza aos terços médio e inferior do rosto, a hidroxiapatita de cálcio é uma substância familiar ao corpo humanos, sendo encontrada normalmente nos ossos. O tempo de absorção é de 18 meses em média.

O ácido polilático é a substância absorvível mais duradoura, permanecendo no corpo por cerca de dois anos. Ao contrário dos outros preenchedores, sua ação leva entre seis a oito semanas para ser percebida, tempo necessário para estimulação do colágeno e produção de novo tecido.

Após o procedimento é importante que o paciente retorne ao consultório para consulta de revisão na semana seguinte. Durante a nova avaliação física o médico poderá realizar retoques, sugerir tratamentos complementares e minimizar possíveis reações adversas.

Quais os cuidados necessários para realização de bioplastia?

É extremamente importante que os pacientes procurem médicos designados para fazer esse tipo de procedimento. Mesmo a bioplastia sendo um procedimento de curta duração e pouco invasivo, ela só pode ser realizada por médicos. Além disso, o ambiente precisa ser devidamente higienizado e ter alvará da vigilância sanitária.

A Clínica de Bioplastia em Porto Alegre possui ISO 9001:2008 para aplicação de preenchimento corporal, facial e preenchimentos a laser e trabalha somente com marcas que tenham seus produtos liberados pela Anvisa. Procedimentos realizados fora dessas condições podem ser prejudiciais à saúde.